Taís Brusantin Oliva
Quem tem artrite pode fazer exercício físico?
A osteoartrite, também conhecida como artrose, é caracterizada por inflamação crônica na articulação. Acomete a cartilagem e o osso ao redor, que chamamos de subcondral. Os locais mais comuns são: mãos, joelho, quadril e coluna.
A artrite causa dor, inchaço e rigidez nas articulações.
Uma dúvida frequente é - se tenho artrite, posso fazer exercícios?
A resposta é que sim, e que o exercício é muito importante no tratamento conservador (aquele que não é feito por cirurgia). Exercício tem mais evidência científica do que colágeno para tratamento de artrite.
Um conceito importante é de que as nossas articulações são formadas por ossos, ligamentos e são estabilizadas pelos músculos. Os músculos ajudam a dissipar a carga que passa pelas articulações, ou seja, quanto mais músculo, menos sobrecarga nas articulações. Além disso, os exercícios aeróbicos (aqueles que elevam frequência cardíaca e fazem suar 🥵) tem um poder anti inflamatório que também ajuda a reduzir a dor.
Mas e os exercícios de impacto?
Não há evidências claras de que exercícios com impacto pioram a evolução da artrite, mas podem trazer desconforto e dor naqueles casos mais graves. Inclusive o conceito de “impacto” é um pouco confuso quando se trata de exercício. De maneira geral podemos dizer que vai depender de cada caso o que é melhor para a realidade do paciente. Uma coisa é fato, natação e hidroginástica não são as únicas opções!!!
Tem 3 coisas que acho importantes no tratamento da artrite com exercício físico:
- Ganho de mobilidade
- Treinos resistidos (ganho de força muscular)
- Exercícios aeróbicos
Esse post te ajudou?
Compartilhe!
Dra Tais Brusantin de Oliva
Ortopedista/ Cirurgia de Ombro
CRM 196827 RQE 86071
#artrite #artrose #assis #ortopedia #reabilitação #fisioterapia